google28da8a82fe07035e.html

Técnica caseira para tirar o esmalte sem acetona

Muita gente tem por hábito pintar as unhas e o mercado oferece uma infinidade de cores que nos permitem variar a toda a hora. No entanto, na hora de tirar o esmalte surgem os problemas: como tirar o esmalte sem usar acetona?



A #acetona é um produto químico #nocivo para as pessoas que não deveria ser utilizada diretamente sobre a pele:

- é um solvente sintético que libera gases inflamáveis que, ao serem inalados, podem causar #irritação nos olhos e nariz;

- em altas concentrações a #inalação de acetona pode causar efeitos narcóticos e anestésicos, além de dor de cabeça, vertigem, náusea, sonolência e até mesmo perda da consciência;

- em contato com a pele causa #ressecamento e até #inflamações o que explica os problemas nas cutículas e na região em que a acetona é aplicada na hora de tirar o #esmalte, que se agravam em quem a utiliza com certa frequência.


A acetona também traz efeitos negativos para o meio #ambiente:

- no ar, seus gases reduzem a concentração do oxigênio, tornando o ambiente asfixiante e extremamente explosivo;

- na água, é prejudicial à fauna e à flora, sendo biodegradada lentamente.

- no solo, quando derramada, a parte que não evapora pode atingir os lençóis freáticos, contaminando-os.


Além da acetona, existem no mercado outros #removedores de esmalte, que alegam ser “livres de acetona”, mas que também apresentam riscos à integridade da saúde pois as suas fórmulas podem conter óleo mineral (derivado do petróleo), entre outros componentes (a maioria tóxicos).


Para ajudar a encontrar uma solução para este problema apresentamos uma #receita caseira, bastante simples, barata e eficaz, para tirar o esmalte:


Ingredientes

  • 2 colheres de sopa álcool etílico;

  • 1 colher de sopa de açúcar refinado.

Modo de preparo

- misturar os ingredientes acima e, antes que o açúcar se dissolva no álcool, embeba um chumaço de algodão nessa mistura e aplique sobre a unha em movimentos circulares, até que o esmalte seja removido.


Nessa formulação, o açúcar funciona como um abrasivo que exerce a função de tirar mecanicamente o esmalte, enquanto que o álcool vai dissolvendo-o. Uma dica natural para hidratar a região após a aplicação é passar um óleo vegetal (p.e. de semente de uva).


O álcool é antisséptico, menos agressivo e menos tóxico que a acetona, mas também pode causar algum ressecamento na pele; por isso, o cuidado de hidratar a região após tirar o esmalte é super importante para a manutenção de unhas e cutículas bonitas e saudáveis.



Não existe uma versão totalmente natural para tirar esmalte pois a composição dos esmaltes não permite isso, já que são basicamente uma mistura de solventes, resinas e corantes, compostos sinteticamente em sua maioria. No entanto, optando por tirar esmalte sem acetona é possível contribuir para a diminuição do impacto ambiental não descuidando da rotina de beleza e trocando a cor do seu esmalte sempre que desejar e de uma forma mais menos agressiva para o corpo.


#biosun #biosuncosmetics #cosmeticos #cosmeticosorganicos #cosmeticosnaturais #organicos #naturais #vegano #esmalte #verniz #acetona #removedor #receita #receitacaseira #tiraresmalte


KHOR Cosmetics Eireli

CNPJ: 30.957.788/0001-90

 

Avenida Jandira, 79, 13-A1

04080-000 São Paulo - Brasil

E-mail: sac@khorcosmetics.com

Telefone: +55(11)99545-0416

Relacionamento

Termos e Condições

​​Política de Privacidade

Política de Troca, Devolução e Reembolso

Política de Entrega

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram

© 2018 by Khor Cosmetics.