Óleos essenciais: propriedade e possíveis aplicações

Os #óleos #essenciais são compostos #aromáticos muito conhecidos pelos seus aromas intensos e agradáveis. São encontrados nas flores, ervas, frutas e especiarias e, graças às suas composições têm aplicação em diversas áreas como cosmética, alimentar e farmacêutica. São extraídos por diferentes processos como destilação e compressão de frutos e são caracterizados por possuírem grandes quantidades de compostos #orgânicos #voláteis (#COV), como os terpenos, o que os diferencia dos óleos vegetais.



Principais propriedades

· Analgésico e Refrescante: Alecrim, Camomila, Canela, Eucalipto, Erva-doce, Hortelã, Melaleuca, Menta

· Anti-séptico: Alecrim, Camomila, Canela, Eucalipto, Erva-doce, Hortelã, Lavanda, Laranja, Limão, Melaleuca, Menta, Rosa Vermelha

· Anti-inflamatório: Alecrim, Camomila, Hortelã, Limão, Melaleuca

· Cicatrizante: Camomila, Lavanda, Melaleuca

· Estimulante de circulação periférica: Alecrim, Hortelã, Lavanda, Rosa Vermelha

· Tônico: Alecrim, Camomila, Canela, Lavanda, Melaleuca, Rosa Vermelha


Possíveis aplicações

Alguns benefícios dos óleos essenciais podem ser alcançados por diversas aplicações, entre elas aromatização de ambiente, compressa, massagem, inalação, limpeza, cabelo e banho.


Aromatização de ambiente

Os óleos essenciais são muito concentrados, possuindo assim um aroma muito forte quando puros. Para a aromatização de ambientes, adicionar uma gota no ambiente, a cada um metro, que será o suficiente. Outra possibilidade é diluir cerca de 10 ml de óleo essencial puro em 1 litro de água, umedecer um pano com esta solução e passar no ambiente desejado. Evite o exagero do óleo essencial para a aromatização, pois, por possuir COVs em alta concentração, podem causar náuseas e mal-estar quando há uma exposição concentrada.

Óleos essenciais recomendados para esta aplicação: Camomila, Eucalipto, Lavanda, Laranja, Limão, Menta, Rosa Vermelha



Tratamento de lesões

Alguns óleos essenciais possuem propriedades #analgésicas e estimulantes de circulação periféricas, podendo ser utilizados para o tratamento de contusão muscular, aliviando a dor, inchaço e vermelhidão. Colocar de duas a três gotas de óleo essencial na compressa é o suficiente para aumentar o efeito e contribuir no relaxamento muscular.

Óleos essenciais recomendados para esta aplicação: Alecrim, Eucalipto, Hortelã, Lavanda, Menta


Massagem

Os óleos essenciais são muito utilizados em massagens, graças às suas propriedades analgésicas, #relaxantes e #estimulantes de circulação periférica. É bom lembrar que o óleo essencial, por ser muito concentrado, deve ser diluído em algum óleo carregador, como óleo vegetal, para evitar possíveis irritações na pele e reações adversas. Cerca de 35 gotas para cada 100 ml de óleo vegetal é uma boa proporção para a aplicação em massagens.

Óleos essenciais recomendados para esta aplicação: Alecrim, Camomila, Canela, Eucalipto, Erva-doce, Hortelã, Lavanda, Laranja, Limão, Menta


Inalação