google28da8a82fe07035e.html

Fotoproteção: filtros solares orgânicos Vs. protetores solares orgânicos

Se tratando de protetores solares orgânicos o tema não é de simples entendimento...



A palavra orgânico no Brasil é conetada a produtos produzidos por métodos sustentáveis que não permitem o uso de produtos químicos sintéticos prejudiciais para a saúde humana e para o meio ambiente. É um sinónimo de #biológico.


No entanto, na química o cenário é bem diferente.... Quando a química orgânica foi proposta em 1777 ela realmente estudava os compostos extraídos dos organismos vivos. No entanto, com a produção sintética dos primeiros compostos orgânicos no séc. XIX, este ramo da química passou a referir-se aos compostos orgânicos como sendo qualquer composto que contenha carbono na sua composição, seja ele natural ou sintético.


Ou seja, quando um protetor solar contém na sua composição filtros solares orgânicos estes dificilmente são compostos naturais e orgânicos (no sentido de biológicos). Os filtros orgânicos mais utilizados na produção de protetores solares são #oxibenzona, #octinoxato, #homosalato, #octisalato, #octocrileno e #avobenzona. Todos estes filtros orgânicos são, na realidade, filtros sintéticos que penetram na pele e estão associados a problemas como reações alérgicas, desregulação hormonal, toxicidade, etc.


A grande maioria dos protetores solares orgânicos contém na sua composição filtros solares #inorgânicos (p. e. óxido de zinco e dióxido de titânio) que refletem a radiação ultravioleta e não são absorvidos pela pele. Alguns poderão também conter filtros orgânicos naturais (compostos bioativos naturais produzidos pelos seres vivos).


Como esclarecer se o protetor solar é realmente orgânico?

A melhor forma do consumidor garantir que está adquirindo um protetor solar orgânico (no sentido de biológico) é através dos selos de certificação presentes nas embalagens. São estes selos, emitidos pelas empresas certificadoras, que garantem ao consumidor que não foram usados produtos sintéticos na composição do fotoprotetor e protegem o consumidor de nomenclaturas estranhas e confusas que a maioria não conhece.




KHOR Cosmetics Eireli

CNPJ: 30.957.788/0001-90

 

Avenida Jandira, 79, 13-A1

04080-000 São Paulo - Brasil

E-mail: sac@khorcosmetics.com

Telefone: +55(11)99545-0416

Relacionamento

Termos e Condições

​​Política de Privacidade

Política de Troca, Devolução e Reembolso

Política de Entrega

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram

© 2018 by Khor Cosmetics.