Conheça quais as substâncias mais perigosas e que deve evitar nos cosméticos

Existem diversas substâncias perigosas para a saúde humana, que estão presentes nos cosméticos. Para que seja mais fácil conferir a presença dessas substâncias nos seus produtos cosméticos apresentamos algumas delas, as suas propriedades e efeitos nocivos.



Triclosan e Triclocarban

Estão presentes em produtos, como sabonetes, pastas de dente, desodorantes e sabonetes bactericidas sendo utilizados como antibacterianos. O uso indiscriminado de produto com estes ingredientes aumenta a ocorrência da resistência bacteriana, que desregula o sistema de defesa do corpo humano, facilitando o contato com bactérias prejudiciais à saúde. Além disso, polui corpos hídricos, o que afeta a qualidade da água. O #triclocarban está ainda relacionado ao processo de #bioacumulação em organismos aquáticos estando presente em diferentes níveis da cadeia alimentar até chegar ao ser humano. Portanto, a ingestão de triclocarban por humanos é muito provável. Em decorrência da sua ingestão, o triclocarban é capaz de desregular a produção de hormônios sexuais e aumentar as chances de aparecimento de câncer de mama e de próstata.


Formaldeído

É um composto orgânico volátil (COV) considerado carcinogênico. Está presente em cosméticos, como os esmaltes e produtos para alisamento capilar sendo liberado em alta concentração na atmosfera. Os efeitos na saúde vão desde irritação na garganta, olhos e nariz até câncer de nasofaringe e leucemia.


Liberadores de formaldeído

São substâncias que, em seu processo de fabricação, são contaminadas com #formaldeído. O bronopol, diazolidinyl urea, imidazolidinyl urea, quaternium-15 e a DMDM hidantoína liberam constantemente pequenas quantidades de formaldeído. Além disso, essas substâncias têm função antibacteriana, assim como o #triclosan. Desse modo, também podem promover a resistência bacteriana.


Alcatrão de carvão ou alcatrão de hulha

É encontrado principalmente em tinturas permanentes para o cabelo. É considerado carcinogênico para os seres humanos e contem hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (#PAHs) que estão associados a problemas no coração.


Cocamida DEA

É encontrada em produtos de limpeza, como detergentes, e nos cosméticos, como os shampoos. Pode ser absorvida pela pele e acumular-se sendo possivelmente carcinogênica para os seres humanos.


BHA e BHT

O #BHA (buthylated hydroxyanisole) e o #BHT (butylated hydroxytoluene) são encontrados principalmente em batons, sombras para os olhos, desodorantes e antitranspirantes. Estes compostos são potencialmente carcinogênicos para os seres humanos.


Chumbo

É um metal pesado nocivo aos seres humanos e ao meio ambiente em altas doses. Está relacionado com ocorrência de câncer, depressão, agitação, agressão, perda de concentração, déficit de QI, hiperatividade, desregulação do ciclo menstrual, nascimento prematuro, Alzheimer, Parkinson, redução das capacidades cognitivas, entre outros distúrbios e doenças. Vários produtos cosméticos utilizam o #chumbo em sua composição, como tintura para cabelos e batons.


Fragrâncias

São substancias encontradas em perfumes e outros cosméticos. Muitas delas não aparecem no rótulo e o pior é que muitas podem ser nocivas à saúde. Os #ftalatos encontrados juntamente com as fragrâncias causam danos ao sistema endócrino. Essas substâncias são chamadas de #disruptores endócrinos. Alguns perfumes podem causar reações alérgicas e dores de cabeças em algumas pessoas.