google28da8a82fe07035e.html

Conheça quais as substâncias mais perigosas e que deve evitar nos cosméticos

Existem diversas substâncias perigosas para a saúde humana, que estão presentes nos cosméticos. Para que seja mais fácil conferir a presença dessas substâncias nos seus produtos cosméticos apresentamos algumas delas, as suas propriedades e efeitos nocivos.



Triclosan e Triclocarban

Estão presentes em produtos, como sabonetes, pastas de dente, desodorantes e sabonetes bactericidas sendo utilizados como antibacterianos. O uso indiscriminado de produto com estes ingredientes aumenta a ocorrência da resistência bacteriana, que desregula o sistema de defesa do corpo humano, facilitando o contato com bactérias prejudiciais à saúde. Além disso, polui corpos hídricos, o que afeta a qualidade da água. O #triclocarban está ainda relacionado ao processo de #bioacumulação em organismos aquáticos estando presente em diferentes níveis da cadeia alimentar até chegar ao ser humano. Portanto, a ingestão de triclocarban por humanos é muito provável. Em decorrência da sua ingestão, o triclocarban é capaz de desregular a produção de hormônios sexuais e aumentar as chances de aparecimento de câncer de mama e de próstata.


Formaldeído

É um composto orgânico volátil (COV) considerado carcinogênico. Está presente em cosméticos, como os esmaltes e produtos para alisamento capilar sendo liberado em alta concentração na atmosfera. Os efeitos na saúde vão desde irritação na garganta, olhos e nariz até câncer de nasofaringe e leucemia.


Liberadores de formaldeído

São substâncias que, em seu processo de fabricação, são contaminadas com #formaldeído. O bronopol, diazolidinyl urea, imidazolidinyl urea, quaternium-15 e a DMDM hidantoína liberam constantemente pequenas quantidades de formaldeído. Além disso, essas substâncias têm função antibacteriana, assim como o #triclosan. Desse modo, também podem promover a resistência bacteriana.


Alcatrão de carvão ou alcatrão de hulha

É encontrado principalmente em tinturas permanentes para o cabelo. É considerado carcinogênico para os seres humanos e contem hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (#PAHs) que estão associados a problemas no coração.


Cocamida DEA

É encontrada em produtos de limpeza, como detergentes, e nos cosméticos, como os shampoos. Pode ser absorvida pela pele e acumular-se sendo possivelmente carcinogênica para os seres humanos.


BHA e BHT

O #BHA (buthylated hydroxyanisole) e o #BHT (butylated hydroxytoluene) são encontrados principalmente em batons, sombras para os olhos, desodorantes e antitranspirantes. Estes compostos são potencialmente carcinogênicos para os seres humanos.


Chumbo

É um metal pesado nocivo aos seres humanos e ao meio ambiente em altas doses. Está relacionado com ocorrência de câncer, depressão, agitação, agressão, perda de concentração, déficit de QI, hiperatividade, desregulação do ciclo menstrual, nascimento prematuro, Alzheimer, Parkinson, redução das capacidades cognitivas, entre outros distúrbios e doenças. Vários produtos cosméticos utilizam o #chumbo em sua composição, como tintura para cabelos e batons.


Fragrâncias

São substancias encontradas em perfumes e outros cosméticos. Muitas delas não aparecem no rótulo e o pior é que muitas podem ser nocivas à saúde. Os #ftalatos encontrados juntamente com as fragrâncias causam danos ao sistema endócrino. Essas substâncias são chamadas de #disruptores endócrinos. Alguns perfumes podem causar reações alérgicas e dores de cabeças em algumas pessoas.


Parabenos

São produtos químicos muito utilizados em cosméticos pela sua ação antimicrobiana e antifúngica. Entre os produtos que podem conter parabenos, estão maquiagens, desodorantes, hidratantes, loções, esmaltes, óleos e loções infantis, produtos para o cabelo, perfumes, tinta para tatuagens e até mesmo cremes de barbear. O #parabeno interfere no sistema endócrino. Atualmente, essas substâncias vêm ganhando relevância, pois mesmo em doses pequenas podem causar malefícios à saúde e ao meio ambiente.


Tolueno

Também conhecido como #metilbenzeno, é uma substância volátil de odor característico, inflamável e altamente danoso à saúde. Pode causar irritação dos olhos e garganta, cefaleia, confusão e tonturas. Sabe-se ainda que o tolueno é um depressor do sistema nervoso central. O esmalte de unha pode conter essa substância.


Oxibenzona

É um composto orgânico que pode ser encontrado em protetores solares e outros cosméticos que possuem proteção contra raios ultra-violeta. A #oxibenzona penetra nas camadas profundas da pele e causa muitos efeitos nocivos à saúde como reações alérgicas desencadeadas pela exposição ao sol, mutação celular e desregulação de processos hormonais. Pela grande quantidade de oxibenzona que é absorvida por meio da pele, o uso de protetores solares com essa substância deve ser evitado por crianças.


Ácido Bórico

É um ácido fraco comumente utilizado como antisséptico e adstringentes em esmaltes de unhas, cremes para a pele e alguns produtos de uso oftalmológico. O contato com o ácido #bórico pode causar reações alérgicas, irritação nos olhos e sistema respiratório. O ácido bórico não é considerado carcinogênico para os humanos. No entanto, em altas concentrações pode levar a quadros de neurotoxidade, além de afetar o sistema reprodutor. No meio ambiente pode ser prejudicial para as plantas e outros seres vivos, por isso é importante minimizar o seu despejo nos corpos hídricos.


Liberadores de dioxano

Muitos cosméticos, como shampoos, podem conter substâncias que carregam o 1,4-dioxano. São elas: polietilenos glicois, polietilenos, polioxietileno e ceteareth. O 1,4-dioxano é um composto orgânico volátil (COV) e pode estar presente em grandes quantidades na água já tratada, causando efeitos como danos ao fígado e rins, câncer de fígado e câncer na cavidade nasal caso ocorra inalação. O composto é considerado como possivelmente carcinogênico para seres humanos.


Lauril sulfato de sódio

É considerado um #tensoativo responsável por retirar oleosidade, produzir espuma, permitir a penetração da água na pele ou nos cabelos. Ele pode ser encontrado em diversos cosméticos, como shampoos, removedores de maquiagem, sais de banho e pastas de dentes. O #lauril #sulfato de sódio e o lauril éter sulfato de sódio são nocivos à saúde por desencadearem reações alérgicas. Ainda não está confirmado se estas substâncias são carcinogênicas para o ser humano.


Palmitato de retinol

É um derivado do #retinol que, no organismo humano, é uma forma da Vitamina A. Esse micronutriente é necessário para um bom funcionamento dos olhos, é essencial para o crescimento e para o desenvolvimento de crianças. Também participa na defesa do organismo, ajudando a manter úmidas as mucosas, como o nariz, garganta e boca. No entanto, o #palmitato de retinol contido nos protetores solares pode aumentar a taxa de crescimento do câncer pele devido à formação de radicais livres na presença da radiação solar, que acabam comprometendo a estrutura do DNA.


Ftalatos

São um grupo de compostos químicos utilizados em cosméticos como esmaltes, perfumes, shampoos, sabonetes e spray de cabelo. Os efeitos na saúde envolvem desregulação hormonal, possíveis impactos no sistema reprodutivo, irritação da pele e surgimento de tumores. São considerados como possivelmente carcinogênicos para os humanos.


Flúor

É um elemento químico que é encontrado na natureza na forma de fluoreto. Está presente nas pastas de dentes. Pode trazer alguns problemas de saúde na população, principalmente em crianças, onde o excesso de #flúor pode causar fluorose dentária.



Fonte: Portal eCycle

72 visualizações

KHOR Cosmetics Eireli

CNPJ: 30.957.788/0001-90

 

Avenida Jandira, 79, 13-A1

04080-000 São Paulo - Brasil

E-mail: sac@khorcosmetics.com

Telefone: +55(11)99545-0416

Relacionamento

Termos e Condições

​​Política de Privacidade

Política de Troca, Devolução e Reembolso

Política de Entrega

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram

© 2018 by Khor Cosmetics.